terça-feira, 28 de maio de 2013

5º REGIMENTO RECEBE VISITA

Na manhã de desta terça-feira (28/05) o comandante do 5º Regimento Major Ney recebeu a visita da Vereadora Sra. Iara Castiel, acompanhada de seu assessor Juliano Barbosa. Em uma conversa informal o comandante expôs as ações que estão sendo desenvolvidas pela BM em Santiago e na região.




Nesta oportunidade a vereadora convidou o Major Ney para apoiá-la em um projeto, que ainda está ganhando forma, como ela mesma referiu, e que irá atingir todos os bairros da cidade. E a exemplo da BM outros órgãos públicos e autoridades serão também convidadas. Em breve o projeto será apresentado a comunidade santiaguense.


Durante a visita também puderam conhecer um pouco mais da estrutura física e administrativa da unidade, bem como a reforma estrutural que está sendo realizada, visando um maior aproveitamento do espaço disponível, melhores condições de trabalho aos quintianos (policiais) e melhor atendimento a comunidade regional.










Fotos: Com. Social/5º R P mon

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS - MENOR É FERIDO POR DISPARO DE "CANETA PISTOLA"


As 11h e 45 min de ontem (DOMINGO - 26/05), uma guarnição compareceu no hospital, onde teria dado entrada um menor com ferimento de arma de fogo no abdômen. O jovem com 14 anos relatou aos policiais ter encontrado uma caneta na rua, e enquanto manuseava o objeto, já em sua casa, foi alvejado por um disparo de cal 22. Em razão do ferimento o menor foi removido para SM. O objeto foi apreendido.


A chamada caneta pistola é uma arma em forma de caneta, na sua maioria de fabricação artesanal. Com capacidade para apenas um disparo, de cal. 22, foi muito usada na 2º guerra mundial em razão da fácil dissimulação, com o tempo tornando-se um objeto de colecionadores.

IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS:



sábado, 25 de maio de 2013

Comissão do 28º Ponche Verde cumpre agenda em Porto Alegre‏




Na semana passada, a comissão executiva do 28º Ponche Verde da Canção Gaúcha esteve representada em Porto Alegre participando de diversas reuniões visando a captação de recursos, divulgação e estruturação do festival que acontece nos dias 8,9 e 10 de novembro.
No primeiro dia, Adriano Rodrigues, Junior Rodrigues e Paula Oliva foram recebidos pela assessoria do Deputado Federal Paulo Ferreira, acompanhados do secretário municipal de planejamento, Jarbas de Mateo, onde foram marcadas agendas em instituições do Governo do Estado, bem como articulados outros objetivos de captação.
Os pedritenses também foram recebidos pelo Deputado Estadual Valdeci Oliveira, que juntamente com sua assessoria disponibilizou ajuda para a realização de um lançamento do festival na Assembleia Legislativa. O momento, ainda em data a ser acertada, será de relevante importância para a promoção do festival na capital, enfatizando a tradição do Ponche Verde e o reconhecimento que Dom Pedrito merecidamente precisa manter no Estado. Em reunião na SulGás, foi solicitado apoio ao diretor de administração e finanças, Dariu Etchichury Filho, que se comprometeu em ajudar nos processos de inscrição de projetos.
Com o incentivo do secretário do trabalho e desenvolvimento social, Luis Augusto Lara e da vice-prefeita Adriana Lara, foi marcada agenda na secretaria de comunicação do Estado. Na ocasião a comissão também contou com a participação dos produtores culturais Alberto Silveira e Dioglomar Colman, de Bagé. A intenção foi reforçar o pedido de atenção especial ao 28º Ponche Verde na liberação dos recursos oriundos de órgãos estaduais.
No mesmo dia, a comitiva foi recebida pelo presidente da CORSAN, Tarcisio Zimmerman, a pedido do secretário Lara e vice-prefeita Adriana. Recentemente, a companhia sinalizou um valor de R$ 52 mil, o qual teve um pedido de reforço de parte do secretário, que enfatizou o reconhecimento que a companhia possui no município, associada ao festival que é um dos mais tradicionais do Estado.
Para a organização, o trabalho continua antecipado, o que garante uma maior tranquilidade para que seja realizado um evento de grande sucesso. Com as inscrições abertas, dentro de poucos dias o site deverá receber a arte final, sendo que o material necessário para os participantes está disponível com toda a comodidade através do www.poncheverde.com.br
De acordo com a comissão, existe uma intenção de mídia que prevê investimento especial em veículos de comunicação de massa. “Vamos divulgar o ponche verde através do rádio, TV, internet, jornal, tudo, nada vai ficar fora. Sem divulgação não há evento que se concretize”, declaram os integrantes.
Este ano o festival terá o tema “Resgate das raízes”, o que objetiva valorizar o padrão gaúcho nativista, através de músicas inesquecíveis, onde sejam exaltados intérpretes, músicos e especialmente o melhor público dos festivais.


Junior Rodrigues Martins

Assessor de Comunicação e Imprensa

Prefeitura Municipal de Dom Pedrito RS

Compromisso com todos









quarta-feira, 22 de maio de 2013

ATENÇÃO PROPRIETÁRIO DE CASA NOTURNA - CONVITE


 

 O comando do 1º Esquadrão/ 5º R P Mon convida os proprietários de casas noturnas, bailes ou boates para uma Reunião, a ser realizada dia 24/05/2013, às 17h, no auditório do 5º R P Mon, situado na BR 287 Km 398, para tratar de assuntos referentes à segurança nos estabelecimentos do ramo.


Também é imprescindível que um representante da empresa de segurança que atua na casa (se houver) compareça, uma vez que algumas orientações serão direcionadas aos profissionais da área.

5° Regimento de Polícia Montada
SD Bittencourt - Assistente de comunicação Social
55 3251 2700

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro.

Movimento antimanicomial 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O termo costuma ser usado de modo generalizante e pouco preciso.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Segundo os estudos do Dr.Paulo Amarante, coordenador do livro Loucos Pela Vida: a Trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil 1, a reforma psiquiátrica é um processo complexo 2, pode-se registrar como evento inaugural, desse movimento, a crise institucional vivida pela Divisão de Saúde Mental do Ministério da Saúde,(DINSAM) na década de setenta
.
Política pública de saúde mental é um processo político e social complexo, composto de participantes, instituições e forças de diferentes origens que acontece em diversos territórios. É um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, e é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da política avança, passando por tensões, conflitos e desafios. 3

Nos séculos passados, quando ainda não havia controle de saúde mental, a loucura era uma questão privada onde, as famílias eram responsáveis por seus membros portadores de transtorno mental. Os loucos eram livres para circulação nos campos, mas, nem tudo eram flores. Eles também eram alvo de chacotas, zombarias e escárnio público.

Com o passar dos anos, começou então a discussão e luta pela implantação de serviços de saúde mental no Brasil. Foi ai então que surgiram as primeiras instituições, no ano de 1841 na cidade do Rio de Janeiro, que era um abrigo provisório, logo após surgirem outras instituições como hospícios e casas de saúde. Somente agora no final do século XX é que a militância por serviços humanizados consegui às primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial os CAPS .

Foi em 2001 que a Lei Paulo Delgado foi sancionada no país. A Lei redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, mas não institui mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios.




Centros de Atenção Psicossocial - CAPS

Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

É função dos CAPS:

- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;

- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município.

PARTICIPAÇÃO POPULAR - VOCÊ DECIDE

Nos dias 06 e 07 de agosto de 2013, exerça sua cidadania! Dê seu voto durante a participação popular 2013/2014.

O 5º Regimento visando atender a demanda e o anseio de maior segurança da comunidade rural e urbana, tem como meta a aquisição de 09 Pick ups e 01 micro-ônibus.


O objetivo é dispor os veículos nos 10 municípios da área de responsabilidade do 5º R P Mon (Vale do Jaguari), reforçando o policiamento, e levando segurança aos lugares de difícil acesso.

Seu voto na demanda SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL é muito importante.


Participe! E pense: Qual a importância que você dá a segurança de sua família?


quinta-feira, 9 de maio de 2013

5º Regimento desenvolve a operação " Gorro Branco", na região

Operação "Gorro Branco" mobilizou 128 policiais e 22 viaturas pela região. Reforçando o policiamento em 10 municípios. O objetivo era prevenir e coibir ações criminosas e interagir com a comunidade, reduzindo o medo e a sensação de insegurança da população.


A abertura da operação foi em São Vicente do Sul e contou com a participação de autoridades e da população em geral.







TIPO DE DADOS
TOTAL

PESSOAS ABORDADAS E IDENTIFICADAS
1.091

PESSOAS CONTATADAS
534

EMPRESAS CONTADAS
110

INSTITUIÇÕES CONTATADAS
42

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS CONTATADAS
45

PRISÕES/TC
01

PROPRIEDADES RURAIS VISITADAS
79

OC. 09 ACIDENTE DE VEÍC. COM DANOS
01

VEÍC. ABORDADOS
838

VEÍC. AUTUADOS
19

VEÍC . RECOLHIDOS
07



O efetivo do 5 regimento contou com o reforço de policiais do 2º BOE (Batalhão de Operações Especiais) de Santa Maria. Houve êxito na operação, uma vez que tivemos uma ocorrência apenas que gerasse uma intervenção da BM.







Em Unistalda, durante abordagem a um veículo foi encontrado um revólver cal.38, com 6 munições (5 intactas e 1 deflagrada). O responsável pela arma foi preço, e encaminhado a delegacia de policia de santiago, e liberado após pagamento de fiança.







O comandante do 5º Regimento Major Ney, acompanhou de perto a operação, visitando os 10 municípios integrantes da sua área de responsabilidade.


Por volta das 18h e 30min, cerca de 75 policiais foram distribuídos pelo bairro Ana Bonato, onde realizaram abordagens de pessoas e veículos, com o objetivo de retomar a ordem pública no bairro.









Ao final o efetivo reuniu-se com o comando da operação para balanço das ações empregadas durante o dia.






Lotes não recomendados para o consumo, segundo o Ministério Público.

Confira abaixo os lotes de leite contaminados, e preste muita atenção na hora de comprar

Lotes não recomendados para o consumo, segundo o Ministério Público


Leite Líder - UHT Integral
SIF 4182 - Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac - UHT Integral
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 - Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 - Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 - Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 - Lote: L23 KM1

Leite Italac - UHT semidesnatado
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L12 KM1

Leite Mu-Mu - UHT Integral
Vonpar - SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Leite Latvida - UHT Desnatado
VRS - Latvida - CISPOA 661
Fabricação: 16/2/2013 Validade: 16/6/2013
O MP não divulgou o número do lote.

Resumo das notícias de Cacequi, São Francisco e Mata

EM CACEQUI - APREENSÃO DE ARMAS E CARNE DE ANIMAL SILVESTRE

Às 02h da manhã de hoje (08/05 - quarta) houve uma denuncia recebida via 190, de que havia um veículo caído dentro de um valo na Rua Doralicio Machado, e que dois ocupantes teriam retirado do veiculo 01 arma e 03 capivaras (mortas) e depositado num terreno próximo.
A guarnição ao chegar encontrou os indivíduos saindo do local e no citado terreno encontraram, a arma e os três animais carneados. Foi-lhes dada voz de prisão e conduzidos à delegacia de policia. Eles negaram ser os responsáveis pela arma e pela carne.


EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS - CRIME AMBIENTAL

Por volta da meia noite de hoje (08/05 - quarta), policiais abordaram um veículo no bairro vila nova e durante revista encontraram uma capivara carneada dentro do porta-malas. Os ocupantes do veículo foram presos e liberados após lavratura de termo circunstanciado. A carne foi apreendida.


NA MATA - ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS

As 10h da manhã de ontem, uma guarnição compareceu na chamada estrada da lage, onde um automóvel VW/Gol colidiu contra um Fiat/Uno Mile, restando o carona que estava no gol com lesões na face e na cabeça, sendo conduzido para atendimento médico na cidade de mata. Houve acerto entre as partes referente aos danos.

Blog Resumo quer homenagear sua mãe, junto com você.





Tendo em vista o dia das mães blog resumo quer homenagear sua mãe, junto com você envie para o email bibimen2@hotmail.com uma foto de sua mãe, coloque abaixo da foto seu nome e da sua mãe e sua cidade. 

"O homem somente compreenderá a natureza quando entender o que é Ser Mãe. O homem somente entenderá o que é ser Mãe quando deixar de ser homem."






sábado, 4 de maio de 2013

Maio mês das Noivas


Até pouco tempo atrás, o sonho da maioria das meninas era o próprio casamento, idealizar como seria a cerimônia, a festa, a lua-de-mel e, o principal, como seria o seu príncipe encantado. Quando se fala em casamento o que vem à tona é a imagem de um evento cheio de requinte e sofisticação, onde duas pessoas se unem e comemoram junto aos seus entes queridos a união. Apesar de toda modernidade do mundo atual, o casamento ainda conserva a maioria de suas tradições, entre elas o vestido branco da noiva, o buquê de flores, a festa com suas danças tradicionais e a lua-de-mel. A maioria das mulheres considera o dia do casamento o “dia mais feliz de suas vidas” e planejam com riqueza de detalhes o tão sonhado dia.
Muitas cerimônias de casamento são realizadas no mês de maio, esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de Maio ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, e também pelo dia das mães ser comemorado no mesmo mês. Segundo o Padre Francisco Greco, da Igreja São Jorge Mártir, “Como maio é Mês de Maria e das Mães, a noiva teoricamente é aquela que deseja ser mãe, por isso que talvez tenha nascido essa relação”.

Não consta nenhuma passagem bíblica citando o mês das noivas. A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539, e a partir dessa data tornou-se um ato público, onde inúmeras pessoas eram convidadas para a celebração, contando com a presença de um representante da igreja para presidir a cerimônia. No Brasil aproximadamente 800 mil pessoas se casam por ano. O mês de maio, em número de casamentos, fica atrás somente de setembro e dezembro.


E MAIO TAMBÉM É MÊS DAS MÃES

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem. Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Neste dia 03 de maio, o cantor Cenair Maicá, estaria completando 66 anos de idade.


Cenair Maicá( TUCUNDUVA RS, 03 DE MAIO de 1947 - PORTO ALEGRE, 02 DE JANEIRO de 1989) foi um CANTOR e INSTRUMENTISTA BRASILEIRA de MÚSICA NATIVISTA. Conhecido por cantar a natureza e os índios, foi um dos quatro troncos missioneiros ao lado de JAIME CAETANO BRAUN, PEDRO ORTAÇA e NOEL GUARANY, (passou a maior parte de sua vida em Santo Ângelo , onde começou sua carreira musical com o irmão Adelque. Trabalhou com José Mendes e depois com Noel Guarany. Cenair gravou um compacto duplo e quatro LP, dois deles reeditados em CD. Aos 17 anos de idade, num acidente, perdeu um rim, o que veio, mais tarde a comprometer sua saúde e influenciar na seu prematuro falecimento, que ocorreu em 02/01/1989, após sofrer transplante. Seus restos mortais encontram-se na cidade de Santo Ângelo, onde existe um memorial em sua homenagem na entrada do Cemitério Municipal.






POLICIAIS MILITARES DO 5º REGIMENTO QUE FORAM PROMOVIDOS A GRADUAÇÃO DE 3º SARGENTO

A contar de 21 de abril de 2013, foram promovidos, por ato do Governador do Estado, a graduação de 3° SGT Ext. os militares estaduais :

ACELINO JOICIMAR SOARES MACHADO - SÃO FRANCISCO DE ASSIS
EVERALDO PEDROSO - SÃO FRANCISCO DE ASSIS
VOLMIR CEZAR DA SILVA - MATA
FLÁVIO LUIS SOARES MACHADO - CAPÃO DO CIPÓ
ERNECI FLAVIO AMBRÓS - NOVA ESPERANÇA DO SUL
GILBERTO FRASSON TADIELO - JAGUARI
ALAIR DE SOUZA CIDES - CACEQUI
JOSE SOEMAR KOFFER MULAZZANI - SANTIAGO
AIRTON DAL OSTO - SANTIAGO
ROBERTO TORMES DALENOGARE - SANTIAGO
NILSON COLPO - SANTIAGO
PAULO JOELSON BISSACO - SANTIAGO
JOÃO ALBERTO FERREIRA LIMA -SANTIAGO
IBANES MINUZZI RIGHES - SÃO VICENTE DO SUL