terça-feira, 30 de julho de 2013

GOVERNO FAZ MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA TESTAGEM DE HEPATITES





Até o próximo dia 03/08/2013 (sábado), o Ministério da Saúde, em conjunto com todos os estados e municípios do país, realizará testes rápidos para detecção das hepatites B e C.
Além disso, será possível se vacinar contra a hepatite B em postos de saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento e centros de reabilitação da rede pública. As ações fazem parte do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no último dia 28 de julho. A estimativa é realizar cerca de 170 mil testes durante esse período.

As hepatites são consideradas uma doença negligenciada em todo o mundo. Cerca de 325 milhões de pessoas são portadoras crônicas da hepatite B e 170 milhões têm o tipo C, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, a estimativa é de que existam 800 mil infectados pelo vírus B e 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C.

A partir deste ano, a vacina contra hepatite B passará a ser oferecida para pessoas com até 49 anos. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram imunizadas. Após três doses, mais de 90% dos adultos jovens e mais de 95% das crianças e adolescentes desenvolvem respostas adequadas de anticorpos.
Doença grave que ataca o fígado, os cinco principais tipos de hepatite (A,B,C,D e E) são causados por vírus que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) .e assim como a hepatite C, também pode ser transmitida pelo sangue.

A enfermidade nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem em geral são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


MTG libera boina, jaqueta e mantém bombacha sem favos

por Giovani Grizotti |



Convenção do MTG encerrada neste domingo. Foto: Giovani Grizotti

Numa época em que certas regras tradicionalistas são questionadas pela sua rigidez, venceu o bom senso: por imensa maioria, conselheiros do MTG e coordenadores de regiões rejeitaram a proposta de obrigar a presença de favos nas laterais de bombachas, em competições. A idéia foi examinada durante a convenção realizada no fim de semana, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre.

O argumento da proponente, que é conselheira da 23a RT, é forçar os laçadores e utilizar a bombacha larga, exigida pelas regras atuais. A relatora da proposta, ao se posicionar contra, argumentou que não se pode negar a origem do traje típico do gaúçho que, em certas regiões, não utiliza o favo.

Também contrário, o coordenador da 27a RT, Everaldo Dutra, foi prático. “Todos nós sabemos que está sendo criado algo paralelo ao nosso movimento (Federação Gaúcha de Laço). Agindo assim, dificultando a participação do nosso pessoal (em competições), mais força vamos dar pra quem está aí fora”, argumentou Dutra.

Durante a convenção encerrada neste domingo, foi aprovada a inclusão da boina e da jaqueta como integrantes da pilcha campeira. No caso da jaqueta, precisa ter botões e punhos, e não pode ser de nylon ou couro. E não vale para eventos oficiais, como fandangos, condição que se aplica também à boina.

Também foram alteradas algumas regras do Enart. Entre as novidades, está a criação de um troféu ao CTG que mais somar pontos durante o Encontro, incluindo todas as categorias. A proposta é de Jeandro Garcia, diretor da academia Fandangueiros da Tradição. Ele argumentou que o objetivo é estimular e valorizar os talentos individuais de cada entidade.


Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, lembrado neste sábado (28), o Ministério da Saúde


O que é a Hepatite

A hepatite é basicamente uma infecção no fígado . Existem vários tipos de hepatites e a gravidade da doença é variável em função disso e também dos danos já causados ao fígado quando a descobrimos. Dependendo do seu tipo a hepatite pode ser curada de forma simples, apenas com repouso, ou pode exigir um tratamento mais prolongado e algumas vezes complicado e que nem sempre leva à cura completa, muito embora consiga-se em muitos dos casos controlar e estagnar a evolução da doença.

As hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, entre os quais estão :


HEPATITE C


A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical (da mãe para filho). O portador do vírus da hepatite VHC pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

No Brasil, há cerca de 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. Não há vacina contra a doença.

Sintomas

A hepatite C é assintomática na maioria dos casos, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus. Em algumas situações, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade que antecede a forma crônica. Nesses casos, o paciente pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares. No entanto, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após a infecção, quando apresenta um caso grave de hepatite crônica com risco de cirrose e câncer no fígado.

Diagnóstico

O exame de escolha para diagnóstico da hepatire C é a pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C, o anti-VHC. Entretanto, muitas vezes, a enfermidade é diagnosticada durante exames de rotina ou durante a investigação de outras doenças.
Pessoas que receberam transfusões de sangue antes de 1993 devem fazer o teste anti-VHC porque, antes dessa data, o sangue das transfusões não era testado nem se conhecia o vírus.

Tratamento

O tratamento consiste na combinação de interferon (substância antiviral produzida por nosso organismo e que combate o vírus da hepatite C) injetável três vezes por semana associado a uma droga (ribaveriva) administrada por via oral por um tempo que varia entre seis meses e um ano. Esses medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Quando não há cirrose instalada, as chances de eliminação total do vírus do organismo variam entre 30% e 70%, dependendo do tipo de vírus, que pode pertencer a dois genótipos: 1 ou não-1.

No início do tratamento, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe forte: dores no corpo, náuseas, febre. Perda de cabelo, depressão, vômitos, emagrecimento são outros sintomas possíveis. Ascite (barriga d’água), cansaço extremo, confusão mental podem ser sintomas do estado avançado da doença.

A cura é definida pela ausência de vírus no sangue seis meses depois do terminado o tratamento. As chances variam entre 40% a 60%, dependendo do tipo de vírus.

Recomendações

* Fique longe das bebidas alcoólicas, se é ou foi portador do VHC;

* Não utilize drogas injetáveis;

* Certifique-se de que todo o material utilizado para coleta de sangue seja descartável;

* Verifique se agulhas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado;

* Leve seu próprio material quando for à manicure;

* Se quiser engravidar ou estiver grávida, faça o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite C;

* Só faça sexo com preservativo;

* Tome as vacinas contra as hepatites A e B, a vacina contra gripe todos os anos e a vacina contra pneumonia, se é portador do VHC.


Sete diferentes vírus da hepatite:

Um vírus é um minúsculo micro-organismo, muito menor e mais simples do que uma célula humana. Uma vez dentro do nosso corpo, o vírus da hepatite invade o fígado, toma posse das células e passa a se reproduzir. Seu ataque debilita as células e provoca a inflamação.

Até agora, há sete tipos de hepatites virais específicas conhecidas - A, B, C, D, E, F e G. Cada uma delas é causada por um vírus diferente. Além disso, há também outros vírus que atacam primariamente outros órgãos e que podem secundariamente comprometer o fígado como o vírus da Herpes ou o citomegalovírus (CMV).

Tipos de Hepatite

- Hepatite A
Transmitida normalmente através de alimentos ou contato pessoal. Vem e dura aproximadamente 1 mês. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.

- Hepatite B
Transmitida principalmente através de relações sexuais e contato sanguíneo. Existe vacina. Age surdamente no fígado por até 20, 30 anos. Leva à cirrose, ao câncer de fígado e à morte. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáveis.

- Hepatite C
A maior epidemia da humanidade hoje, superior à AIDS/HIV em 5 vezes. A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartidas, etc. Não se transmite por sexo (a menos que haja sangramento mútuo) Não tem vacina. Existem subdivisões de seu vírus (o genótipo 1, 2 e 3 e os raros 4, 5 e 6). Existem, no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C.

A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Hepatite D
A infecção causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B.

Em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite B, a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica.

A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E
É causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões.

A hepatite E não se torna crônica. Porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.

Felizmente, hábitos de higiene adequados e um melhor controle da qualidade da água utilizada pelas pessoas podem evitar o contato com esse vírus.


Hepatite F
Relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite pode ser desconsiderado.


Hepatite G
O vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões.

O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV).

O DIAGNÓSTICO PRECOCE É A MELHOR DEFESA. PODEMOS SALVAR MILHÕES DE VIDAS SE OS TESTES FOREM FEITOS E AS PESSOAS TRATADAS A TEMPO.


Dois novos medicamentos contra hepatite C serão oferecidos pelo SUS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na tarde de hoje a inclusão de dois novos medicamentos contra hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS): o telaprevir e o boceprevir. O objetivo é beneficiar 5,5 mil pacientes, todos os portadores de cirrose e fobrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte. Os novos medicamentos devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo. O telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% − o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamentos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a 72 semanas. Os novos medicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.

“Queremos garantir maior facilidade de acesso da população destes medicamentos. Esse é um passo decisivo para o tratamento das hepatites que vai possibilitar aos brasileiros a oportunidade de receber o que há de melhor em relação ao tratamento das hepatites no país”, ressaltou o ministro Padilha. No Brasil, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.

Campanha – Além disso, foi lançada a campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera”, que marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado no próximo sábado (28). Ela prevê uma série de ações de diagnóstico e prevenção, entre as quais, a ampliação de testes rápidos de diagnóstico e a promoção de um concurso que vai premiar trabalhos artísticos realizados por manicures e tatuadores em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites. O concurso incentiva boas práticas para prevenção da doença em salões de beleza e estúdios de tatuagens, e divulgação de cartazes e folders orientando a população em diferentes locais e eventos.


RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA BRIGADA MILITAR. 30/07/13

Nas últimas 24 horas, foram fiscalizados 15 veículos automotores, abordadas e identificadas 17 pessoas, Confeccionados 10 Boletins de Atendimento, 05 boletins de comunicação de ocorrência policial e 02 adolescentes apreendidos por ato infracional.

Das Ocorrências destacamos as seguintes:

ACIDENTE DE TRÂNSITO

As 06h da manhã de ontem uma guarnição compareceu no pronto socorro municipal, onde um senhor comunicou que trafegava com sua motocicleta pela Rua Independência quando na esquina com a Rua Gen. Neto, foi abalroado por um automóvel, que em seguida fugiu do local. Com o impacto ele e o carona caíram no chão restando com escoriações pelo corpo.

ENVENENAMENTO DE ANIMAL

As 13h e 45min de ontem, uma moradora da Rua Tio Vergílio, bairro Carlos Humberto, comunicou que seu cachorro foi envenenado dentro do seu pátio. N]ao citou suspeitos do fato.

LESÃO CORPORAL

As 15h de ontem, na Rua Juvenal de Almeida, vl DAER, uma senhora comunicou que estava em seu estabelecimento comercial, quando uma mulher esteve no local, deu-lhe um tapa no rosto e saiu em seguida. O motivo da agressão seria ciúme.

As 22h da noite de ontem, uma guarnição durante patrulhamento pela Rua Inácio Bernardi Vieira, bairro Ana bonato, encontrou um homem caído na rua, com escoriações pelo corpo. Ele foi conduzido ao pronto socorro municipal pelos Bombeiros. O registro foi feito pela mulher da vítima, que não soube informar as circunstâncias em que o fato ocorreu.


OUTROS CRIMES – ECA

As 16h e 50min de ontem, uma guarnição compareceu na Rua Bento Gonçalves, bairro centro, onde um adolescente de 13 anos, havia ateado fogo em um galpão e passou a apedrejar a própria casa. Quando os policiais chegaram o menor investiu contra eles, sendo necessário uso proporcional da força para contê-lo, inclusive com uso de algemas. Segundo a avó do menor, ele não tem tomado os remédios prescritos pelo seu psiquiatra, ficando extremamente agressivo. O menor apreendido por ato infracional e conduzido a delegacia de polícia para providências.


POSSE DE SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE

As 19h de ontem, uma guarnição durante patrulhamento de rotina na R. Dr Rivota, bairro centro, avistou dois indivíduos em atitude suspeita no recinto da estação ferroviária. Eles foram abordados e identificados, sendo encontrada com um deles, com 17 anos de idade, certa quantia de uma substância com características de maconha. O menor apreendido por ato infracional e conduzido a delegacia de polícia para providências.


EM JAGUARI – VEÍCULO EXPLODE NA BR 287

As 19h de ontem, uma guarnição estava em abordagem na localidade de marmeleiro, quando os policiais ouviram um forte estrondo, logo em seguida deslocaram em direção a BR 287, onde se depararam com uma carreta (bi-trem) que estava pegando fogo. Para controlar o fogo os Bombeiros de Santiago compareceram no local e até um caminhão pipa da Prefeitura de Jaguari foi usado, porém sem sucesso. A carga de soja que o motorista transportava não sofreu danos. As razões do fogo ainda são desconhecidas.

Santiago, RS, 30 de Julho de 2013.