sábado, 26 de janeiro de 2013

Corpo da professora e escritora Mara Röesler será cremado neste sábado em São Paulo



Mara: Participação fundamental na conquista da Universidade Regional


Corpo da professora e escritora Mara Röesler será cremado neste sábado em São Paulo

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 25, a professora Mara Regina Rösler, com uma folha relevante de serviços prestados à comunidade no meio educacional e cultura. Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mara atuou por mais de 30 anos, como professora, diretora-acadêmica, pró-reitora e reitora.
Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Dom Bosco, especialista em Língua Portuguesa (IEBD), especialista em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estudos de pós-graduação Stricto Sensu na mesma universidade (1982 e 1986).

LUTA PELA UNIVERSIDADE
Ela integrou a comissão central, denominada de grupo tarefa, que deu à Fundames o status de Universidade. O diretor da URI Santo Ângelo, Maurílio Tiecker divulgou ontem nota oficial lamentando o falecimento de Mara e convidando para a missa a ser celebrada no domingo, dia 27, às 20 horas, na Catedral de Santo Ângelo.
Mara foi diretora-acadêmica da URI - campus de Santo Ângelo no período de 1992 a 1995. Atuou como pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação na URI, no período de 1995 a 2002 e foi reitora nesta mesma universidade onde atuou entre 2002 a 2004.
Exerceu também a presidência e vice-presidência do Consórcio de Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) e a vice-presidência e presidência do Fórum de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Além disso, participou de programas de relações internacionais com diferentes países como a Itália, Espanha e Canadá.
Foi professora de cursos de pós-graduação da URI, Unicruz, Unijuí, Univates/RS e do Instituto Antonio Ruiz de Montoja em Posadas (Argentina) onde coordenou um curso de pós-graduação em Língua Portuguesa para docentes graduados em inglês, francês e espanhol.
Atualmente ela estava exercendo funções de pró-reitora adjunta de Graduação da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) em São Paulo, onde recebeu em agosto do ano passado o título de doutor honoris causa.

LUTO OFICIAL NO MUNICÌPIO
Tão logo soube do falecimento de Mara, o prefeito Valdir Andres decretou luto oficial de três dias no município. Em sua justificativa, o prefeito destaca que a professora teve "expressiva contribuição na área educacional do município e região, deixando marcas de um trabalho realizado com dedicação, competência e profissionalismo, seja na docência do Ensino Superior, seja na administração das instituições de ensino que dirigiu por longo tempo, além de elevado espírito social e comunitário, atuando em parceria com o poder público e com entidades santo-angelenses".
Nascida em São Luiz Gonzaga, ela recebeu em 1991 o título de cidadã honorária de Santo Ângelo. Era casada com o empresário Henrique Röesler, que também exerceu cargo de secretário na administraç&at...

FONTE: JORNAL A TRIBUNA SANTO ÂNGELO