sexta-feira, 14 de junho de 2013

Uruguaiana recebe exposição sobre a história dos festivais nativistas


monitoria




A exposição reconta, por meio de paineis e fotografias, a trajetória dos eventos musicais

Sem a música regional, não haveria a cultura do Rio Grande do Sul tal como é conhecida. E, sem os festivais de música nativista, essa identidade musical que molda os ouvidos e a alma de cada gaúcho certamente seria diferente. Esta é a história que a exposição itinerante 40 Anos dos Festivais de Música Nativista está contando em várias cidades do Estado, e a comunidade de Uruguaiana poderá conferir a partir da próxima semana.

Idealizada pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), a mostra chega a Uruguaiana numa realização do "Arte Sesc - Cultura por toda parte" e tem entrada franca para toda a comunidade de 17 a 29 de junho, no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984). O horário de visitação é das 9h às 21h, de segunda à sexta-feira; e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h.

A exposição reconta, por meio de paineis e fotografias, a trajetória dos eventos musicais que, ano após ano, movimentam comunidades e artistas de todo o Rio Grande do Sul, desde o início da Califórnia da Canção de Uruguaiana, passando pela superação de preconceitos artísticos, a luta dos artistas por liberdade de expressão e a conjuntura política das últimas quatro décadas.

A memória dos festivais já passou pela 21ª Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria; o 6º Festival César Passarinho, em Caxias do Sul; Acampamento da Canção Nativa, em Campo Bom; 29º Reponte da Canção Nativa, em São Lourenço do Sul; 23ª Tafona da Canção, em Osório; e 28º Carijo, em Palmeira das Missões. A exposição é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da FIGTF, com o patrocínio da Petrobras e produção da Tabla Produções Artísticas.

Mais informações sobre esta e outras atividades de cultura, lazer e educação realizadas na cidade e na região podem ser obtidas no Sesc pelo telefone (55) 3412.2482. Informações sobre a história dos festivais com o diretor técnico da FIGTF, Claudio Knierim pelo telefone (51) 3228.1711.


Sobre o Arte Sesc - Cultura por toda parte
Criado em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Programação
17 a 29 de junho
Exposição 40 Anos dos Festivais de Música Nativista, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Horário: 9h às 21h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 12h e 14h às 19h, aos sábados
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Entrada franca

Texto: Assessoria de imprensa da FIGTF e do Sesc-RS
Foto: Canhotorium - Arte Aplicada/ Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Palácio Piratini

Nenhum comentário:

Postar um comentário