quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia da mulher


5º REGIMENTO PROMOVE ENCONTRO ENTRE POLICIAIS FEMININAS





O 5º Regimento promoverá na tarde desta quinta-feira (07/03), a partir das 13h, encontro com as policiais femininas. O evento contará com torneio de futebol feminino, gincana de integração, e ao encerramento confraternização entre as participantes. A expectativa é de que cerca de 33 policiais participem do evento, lotadas nos dez municípios integrantes do Regimento.
O evento antecipa as comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 08/03(sexta-feira)

Mulher e Segurança Pública

Mulher e Segurança Pública não são assuntos divergentes, pelo contrário, cada dia se provam mais intimamente relacionados.
A mulher tem feito mudanças gerais nos ambientes no qual é inserida. Ela carrega consigo a sensibilidade para enxergar soluções ou antecipar problemas que a maioria masculina é incapaz. Além disso, sua presença nas atuações policiais costuma inibir condutas escandalosas ou até corruptoras e corruptíveis.
É nessa capacidade moral aliada a inteligência emocional única que fornece a ela as condições concretas de inovar na área da Segurança Pública.


UM PEDAÇO DA HISTÓRIA POR POUCOS CONHECIDA - UMA SINGELA HOMENAGEM A UMA "GUERREIRA" MULHER BRIGADIANA


Olmira Leal de Oliveira,
"Cabo Toco"










Nascimento: 18 de junho de 1902, em Caçapava do Sul.


Filiação: Francisco José de Oliveira e Auta Coelho Leal de Oliveira.

Casamento: Antônio Martins da Silva, 1951. O casal não teve filhos.


Falecimento: Cachoeira do Sul, 21 de outubro 1989, aos 87 anos.


"Cabo Toco" foi a primeira mulher gaúcha a ostentar a farda da Brigada Militar. Olmira Leal de Oliveira nasceu em Caçapava do Sul, RS, em 18 de junho de 1902. Foi recrutada aos 21 anos de idade, para servir como enfermeira durante o movimento armado de 1923, quando Borges de Medeiros lutava pela legitimidade de sua reeleição ao governo do Estado. Olmira lutou ainda, nos movimentos revolucionários seguintes (1924 e 1926).


Olmira Leal oliveira ficou conhecida como Cabo Toco graças à sua participação nas tropas da Brigada Militar durante a Revolução Federalista, enfrentando ninguém menos que o General Zeca Neto.


Na década de 1920, integrou as fileiras da Brigada Militar, como combatente e enfermeira do 1.º Regimento de Cavalaria, hoje 1.º Regimento de Polícia Montada, sediado em Santa Maria. Participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Incorporou em 1923 e só deixou a Brigada em 1932.
Sua figura ficou conhecida em 1987, quando a intérprete Fátima Gimenez venceu a V Vigília do Canto Gaúcho contando sua história na música "Cabo Toco".

Ela também é patrona da primeira turma de PMs femininas do Estado. Ijuí também homenageou-a dando o seu nome a uma rua da cidade, bem como ao CTG do 9.º Batalhão da Polícia Militar da mesma cidade .

Cabo Toco, apesar de atos heroicos dentro do 13.º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar, durante as revoluções de 1923 e 1924, depois de passar por várias batalhas com destaque de bravura, em 1932 deixou a corporação. Mesmo tendo sido considerada heroína, Olmira Leal de Oliveira só conseguiu receber um soldo do Governo do Estado depois que Nilo Brum e Heleno Gimenez venceram a V Vigília do Canto Gaúcho com uma composição em sua homenagem.


Morreu em 1989, morando em um barraco na zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul. Recebia, quando faleceu, a pensão vitalícia especial, correspondente ao cargo de 2.º sargento da Brigada Militar concedida havia dez anos por parte do Governo do Estado.



Cabo Toco




Compositor: Nilo Bairros de Brum / Fátima Gimenez


Foi no lombo de um cavalo que descobri horizontes
 Em vez de vestir bonecas andei gritando repontes
 Entrei de frente na história e acredite quem quiser
 Em vinte e três fui soldado sem deixar de ser mulher
 Em vinte e três fui soldado sem deixar de ser mulher
 Me chamam de Cabo Toco Sou guerreira, sou valente
 Do Primeiro Regimento Enfermeira e combatente 
 Me chamam de Cabo Toco Só não sabe quem não quer Debaixo do talabarte
 Há um coração de mulher (Intro) Lutei contra Honório Lemes na serra do Caverá 
 Na ponte do Alegrete meu fuzil estava lá Enfrentei o Zeca Neto sem temor da "colorada" Anita sem Garibaldi, já nasci emancipada Anita sem Garibaldi, já nasci emancipada (Intro)
 A velhice me encontrou com a miséria na soleira
 A ver a vida por frestas num subúrbio de cachoeira
 Digo aos curiosos que trazem ajudas interessadas 
 Que não quero caridade quero justiça e mais nada 
 Que não quero caridade quero justiça e mais nada





http://www.museucachoeira.com.br - MUSEU MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário